segunda-feira, 22 de março de 2010

Erupção vulcânica no Eyjafjallajökull - I


O vulcão do Eyjafjallajökull (glaciar Eyjafjalla), situado no sul da Islândia e considerado um dos menos activos no país, entrou em erupção pouco antes da meia-noite de sábado, 20 de Março de 2010.

O Eyjafjallajökull, ou Glaciar das Montanhas da Ilha (jökull=glaciar, fjalla=montanhas, eyja=ilha), é o sexto maior glaciar do país e recobre montanhas que há milhares de anos, antes do oceano ter regredido 5 km, se situavam numa ilha costeira.


A erupção ocorreu numa fissura de 0,5 km, localizada 8 km para leste da cratera principal do vulcão, numa zona entre os glaciares Eyjafjalla e Mýrdals chamada Fimmvörðuháls.


O vídeo, feito pela Guarda Costeira islandesa, revela o belo espectáculo da lava vermelho alaranjada, qual flor de fogo brotando do gelo, a reflectir-se na superfície azul translúcida do glaciar:






A Islândia é um país localizado no oceano Atlântico, numa região onde a Crista Média Atlântica emerge como uma ilha.

A Crista Média Atlântica é uma cordilheira submarina criada, no fundo do oceano, pelo magma que ascende através de fracturas da crosta provocadas pelo afastamento de duas placas tectónicas: a norte-americana e a eurasiática, no Atlântico Norte, a sul-americana e a africana, no Atlântico Sul.


Estas fracturas provocam uma descompressão sobre os materiais do manto, camada subjacente à crosta, que fundem produzindo o magma. Este sobe através da crosta e sai pela cratera do vulcão formando rios de lava.




Daí a grande actividade vulcânica que tem ocorrido neste país ao longo dos séculos, ao ponto de Júlio Verne ter iniciado a sua Viagem ao Centro da Terra na cratera de um vulcão extinto da Islândia, o do Snæfellsjökull.

O vulcão do Eyjafjallajökull entrou em erupção em 920, 1612 e, mais recentemente, entre Dezembro de 1821 e Janeiro de 1823.
No Mýrdalsjökull existe um vulcão subglaciar, o Katla, com uma câmara magmática de muito maior dimensão, cujas erupções habitualmente são desencadeadas pelas do vulcão do Eyjafjallajökull.


O arquipélago dos Açores é outro local de afloramento da Crista Média Atlântica.


Sem comentários:

Enviar um comentário