segunda-feira, 26 de julho de 2010

O encerramento das escolas I - EB1 Várzea de Abrunhais


Em 24 de Janeiro de 2010 anuncia-se ao país que uma escola portuguesa fora considerada pela Microsoft uma das escolas tecnologicamente mais Inovadoras do Mundo:





E no sítio da Microsoft - Destaques anteriores - pormenoriza-se:

"Programa Mundial Microsoft Escolas Inovadoras distingue EB1 Várzea de Abrunhais

Na sequência das candidaturas das Escolas EB1 Várzea de Abrunhais (Lamego) e da EB2,3 Nevogilde (Lousada) ao Programa Internacional Escolas Inovadoras, a Microsoft seleccionou a Escola EB1 Várzea de Abrunhais para fazer parte da rede Pathfinder

A Equipa de avaliadores, que incluiu membros do Conselho Consultivo do programa, Líderes Regionais Parceiros da Educação e colaboradores da Microsoft, começou por analisar 104 candidaturas de 41 países do Mundo e seleccionou 31 escolas para participar no nível Pathfinder do Programa Escolas Inovadoras.

A EB1 Várzea de Abrunhais irá, a partir de agora, fazer parte de uma comunidade de elite de escolas inovadoras de todo o Mundo, onde a Microsoft irá trabalhar em conjunto para contribuir para a transformação da visão de ensino.

Apesar da candidatura da Escola EB2,3 de Nevogilde não ter sido seleccionada, a equipa de avaliadores reconhece o seu mérito e o programa Escolas Inovadoras irá convidá-la a participar noutros desafios.
"


A docente e coordenadora da escola, Maria do Carmo Leitão colaborou, em 26 de Maio de 2009, num Workshop da 5ª Conferência Professores Inovadores promovida pela Microsoft e que decorreu no ISCTE, onde as Conclusões e Encerramento estiveram a cargo de João Trocado da Mata (licenciado em Sociologia pelo ISCTE) então coordenador do Plano Tecnológico da Educação (PTE) e Director-Geral do Gabinete de Estatísticas e Planeamento da Educação (GEPE) e actualmente Secretário de Estado da Educação.

Recentemente, em 18 de Maio de 2010, a docente participou, novamente no auditório do ISCTE, na 6ª Conferência Professores Inovadores bem documentada na Net:




Vista do auditório do ISCTE, com Carmo Leitão em primeiro plano.





Fazendo a sua exposição.

Com Alexandre Ventura, Secretário de Estado Adjunto e da Educação







Exibindo a placa de vencedora do Concurso Mundial de Escolas Inovadoras







Dois meses depois, inesperadamente, surge a notícia do encerramento da escola:





Um reparo para a atitude da aluna que se manifestou contra a ida para o centro de escolas, em contraste com a firmeza da que concorda e que realça a sua insatisfação com o tamanho da sala de trabalho. A primeira poderá ser um caso futuro de insucesso escolar pois vai emocionalmente fragilizada.
Repare-se também na maneira como a docente se exprime.
E que fique muito claro: só são encerradas as escolas cujo fecho obteve a concordância do presidente da câmara municipal.

O encerramento da escola básica do 1º ciclo e jardim-de-infância de Várzea de Abrunhais merece, portanto, uma reflexão especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário